quarta-feira, 5 de maio de 2021
Amadurecer difícil
terça-feira, 4 de maio de 2021
Sentido de família
O sentido de família parte de três percepções diferentes. A primeira do fundamento da família(biológica/natural). A segunda da ordem e coerção da sociedade no indivíduo(racional/emocional). E a terceira pros que acreditam pela espiritualidade(religiosidade/filosofia/ideologia). Vou separar em 3 perspectivas que se alternam mas se complementam na minha experiência/vivência de mundo.
1) Fundamento da família(biológica/natural): espelhado nos demais seres vivos. No sentido de reprodução e criação dos filhos em sentido de defesa, ataque e busca de alimentos. Em grupos(matilhas/cardumes) ou individuais(que a fêmea/macho cuida do filhote até o amadurecimento). Processo observado em todo ou maioria dos seres vivos da fauna(animais). Natural e sem interferência do intelecto.
2) Fundamento da ordem e coerção da sociedade sobre o indivíduo (racional/emocional): na promessa de proteção no coletivo da sociedade e facilitação de sobrevivência com artigos diversos de necessidade alimentar, vestuário e afins. A família social é criada a expectativa do indivíduo a corresponder seu papel na sociedade e família. Vez que o filho serve pela constituição da maioria das sociedades amparo legal de seus pais na velhice. Também sendo coercitivamente treinado a obedecer a hierarquia familiar e logo a governamental vigente sem questionar.
3) Fundamento da espiritualidade(ideologia/filosofia/religião): através dos familiares temos diversos exemplos contrários ou afins a nossa pessoa que servem de espelho. Ampliando ou retraindo sentimentos similares ou reversos. Pros que acreditam em reencarnação a família é o primeiro grau de aprendizado em que temos de observar, experimentar e evoluir os reflexos que vemos nos outros. Lembrando que esse processo não é eterno e até o fim da encarnação. Ninguém é obrigado a evoluir ou estar preparado a constantemente se machucar diante de um reflexo. Como se estagnar diante da beleza de um reflexo sem procurar se expandir. Nada é acabado e perfeito. Do remédio ao veneno o que mata ou cura é a quantidade.
segunda-feira, 3 de maio de 2021
Do tempo aprendiz
Imaginamos o controle de nós mesmos
Tentamos seguir normas, regras e leis do mundo a vida
Nos perdemos quando na curva a velocidade derrapa os sentidos
Tudo gira muito rapido, o controle é perdido, o fôlego some
O que sabíamos de nós mesmo se torna passado
Através do reflexo do espelho mostra um eu diferente do que era ontem
Sentimentos tomam a intensidade sagaz de milisegundos
Nos amamos, odiamos, adoramos, irritamos, gozamos e nos enojamos
Aprendizes do tempo do ser que nos encontramos em poucos segundos.